segunda-feira, 10 de maio de 2010

Campanha da Câmara divulga 17º Ranking da Baixaria na TV

http://grupoaudienciadatv.files.wordpress.com/2009/09/pegadinhas-picantes-sbt.jpg

BBB é vencedor em número de reclamações


Foi divulgado na última sexta-feira (7) o 17º Ranking da Baixaria na TV. A lista, que leva em conta o número de reclamações feitas pelos telespectadores no site www.eticanatv.org.br ou por telefone, traz o Big Brother Brasil (Globo) em primeiro lugar, seguido pelo Pegadinhas Picantes (SBT) e o Pânico na TV (Rede TV). A iniciativa é parte da campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", uma parceria da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara com entidades da sociedade civil.

Segundo dados da campanha, foram recebidas 227 denúncias fundamentadas contra o Big Brother Brasil, tratando de "desrespeito à dignidade da pessoa humana, apelo sexual, exposição de pessoas ao ridículo e nudez". O segundo colocado, Pegadinhas Picantes, foi
motivo de 105 denúncias sobre "cenas de nudez, erotismo, humor grotesco e exposição ao ridículo". Em terceiro, o Pânico recebeu 34, tratando de "excesso de nudez, exposição de pessoa ao ridículo e humor grotesco".

Em quarto e quinto lugares do ranking figuram programas de grades regionais. O primeiro é o "Se liga Bocão", da TV Itapoan, emissora da rede Record na Bahia, que recebeu 14 denúncias, sobre "sensacionalismo, desrespeito à pessoa humana e incitação à violência". Em seguida, aparece o "Bronca Pesada", da afiliada do SBT em Recife, TV Jornal, com 11 denúncias, tratando de "sensacionalismo, nudez, violência, conotação sexual, exposição de crianças e palavras de baixo calão".

BBB 10

De acordo com o parecer do Conselho de Acompanhamento da Programação (CAP), da campanha Ética na TV, as denúncias contra o Big Brother Brasil foram, em sua maioria, relacionadas ao vencedor da última edição, Marcelo Dourado. "Muitos telespectadores se referiram a aspectos pontuais da conduta de Marcelo Dourado durante o confinamento na casa que serve de cenário ao programa.

Um dos episódios mais citados foi uma ameaça supostamente feita por Dourado sobre o desejo de 'quebrar os dedos' de outra participante. Também repercutiu entre os telespectadores a declaração do competidor de que homens heterossexuais não estariam sujeitos à contaminação pela Aids, doença que só atingiria os homossexuais", diz o texto assinado por Cláudio Augusto Ferreira, pesquisador e jornalista da TV Câmara.

Nudez no SBT

Segundo colocado no ranking, o "Pegadinhas Picantes", do SBT, foi apontado nas denúncias sempre por algum motivo relacionado a apelo sexual. As principais críticas do parecer sobre o programa são a exposição de conteúdo inapropriado e a exposição degradante da mulher.

Pânico na TV e o "Momento Amy Winehouse"

Contra o Pânico, da Rede TV, as principais denúncias foram relacionadas ao quadro "Momento Amy Winehouse". As reclamações tratam das brincadeiras violentas no quadro, que, hoje, se atêm a apresentadores do programa, mas antes envolviam cidadãos nas ruas. Outros quadros, como "Robaldo Esperman", "José Toalha", "Meda" e "Pânico Delivery" também foram citados.

Pareceres

Os pareceres sobre o Big Brother Brasil e o Pânico serão encaminhados ao Ministério Público. Já o referente ao Pegadinhas Picantes, além do MP, deve ir para a Secretaria Especial de Direitos Humanos e o setor de classificação indicativa, do Ministério da Justiça.

O 17º Ranking da Baixaria na TV levou em consideração as denúncias feitas entre agosto de 2009 e abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário