terça-feira, 25 de maio de 2010

Opinião: A impressionante melhora no “Domingão do Faustão”

 Imagem: Divulgação / Rede Globo
 POR :Daniel César

A Globo novamente dá mostras de saber muito bem conduzir sua programação, melhorando o que é apresentado ao público e aumentando a audiência. No Brasil, estamos acostumados com a tesoura ou com o Ctrl X + Ctrl V no mundo da televisão. Se determinado produto não funciona, ou ele é cortado e jogado fora, ou então ele é retirado do horário e começa a ser colado em diversas partes da programação, como se a falta de fidelização do público resolvesse o problema.
Não é o que se vê na Globo (salvo raras exceções, como “Norma”). A emissora tem equilíbrio suficiente e também uma folga considerável na liderança para agir com calma e sem rompantes de imediatismo. Prova disso é o “Domingão do Faustão”. Com as mudanças propostas por SBT e Record a partir de agosto de 2009, as duas emissoras passaram a brigar muito pela vice-liderança de audiência nas tardes de domingo. Eliana e Ana Hickman cresceram consideravelmente em audiência nos meses subseqüentes e só se falava nisso. Porém, é preciso lembrar que quem mais sofreu na audiência nesta época foi a Globo.
Faustão perdeu a liderança em todos os momentos. Na antiga primeira parte, que ia ao ar antes do futebol, foi derrotado várias vezes por Eliana e, depois, para Ana Hickman. A segunda parte sofreu bastante também nos primeiros domingos da apresentadora do SBT e, depois disso, passou a sofrer com o “Domingo Espetacular”.
Sem alarde, a direção do programa e da emissora melhoraram a atração. Deram muito mais dinamismo ao “Domingão”, tornando-o um programa ainda mais agradável para se assistir. A aposta - e não poderia ser diferente - passou a ser todo domingo nas principais estrelas da Rede Globo, que sempre atraem audiência e, com tranqüilidade, os números foram se modificando.
Hoje, Faustão é líder absoluto e sem ser incomodado. Faz um programa de qualidade que atinge todos os públicos e sabe entreter a família brasileira. Os números de audiência nos últimos domingos estão surpreendendo a própria emissora que não esperava índices tão altos. O programa tem dado mais, inclusive, que o futebol. E pensar que tão pouco tempo atrás, a queda quando acabava o futebol era muito acentuada.
É assim que se faz televisão. Sem alarde, sem gritos, sem mudanças bruscas, mas melhorando e trabalhando dia após dia para ganhar público. Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário