segunda-feira, 10 de maio de 2010

Coluna Por: James Akel (10/05)


Não é muito difícil Gugu voltar a dar bom ibope. Acontece que a Record está olhando pelo lado equivocado do problema. Deveriam pensar que Gugu já está com 8 de ibope. Então, bastariam apenas 3 pra Gugu ser vice isolado. Onde buscar estes três é um detalhe que pode custar uns cem mil reais por mês em logística. Mas valeria cada centavo gasto no programa.
Se a altíssima direção da Record apostasse numa mudança de logística e recriasse um Teatro Record, ou no centro de São Paulo, num dos dois grandes cinemas fechados que lá estão, ou num antigo bingo da Rua Augusta, e de lá gerasse ao vivo, com grande platéia, todo domingo, o programa do Gugu, ele voltaria a ter a vice liderança garantida.
Claro que aquele júri estranho do programa tem que ser mudado, e outras coisinhas mais. Mas essa mudança seria a garantia de aumento de ibope. E pra isso, a altíssima direção da Record precisaria entender a própria história da Record, coisa que passa longe de seus entendimentos.
Pau a Pau de domingo
Pânico 10 X Silvio 10
Pânico 10 X Gugu 8
Silvio 10 X Gugu 8
Ana Hickmann 7 X Celso Portiolli 6
Ana 7 X Eliana 6
Domingo Espetacular 8 X Eliana 7
Situação grotesca da Globo
Esta coluna não vai reprisar o vídeo que mostra Ana Maria Braga caindo de uma cadeira, hoje, em seu programa ao vivo. Vamos chamar a atenção pra produção descuidada e com poucos conhecimentos efetivos de segurança de cenário.
Não importa que a cadeira em questão seja um modelo arrojado de arquitetura. Esta cadeira que colocaram pra Ana Maria Braga tem três pés ao invés de quatro. Isto é um absurdo. Contradiz qualquer manual de segurança de cenário em programa ao vivo.
A Ana, ainda por cima, quando viu a cadeira caída, pensou que tinha quebrado um dos pés da cadeira. Foi o louro José que disse pra Ana que a cadeira só tinha três pés. Esta é a qualidade global de segurança de cenário.
Esporte
Será amanhã a convocação da Seleção Brasileira, transmitida ao vivo pela TV, na hora do almoço. Muita surpresa na lista.
Livro
O jornalista Fausto Camunha está escrevendo livro contando fatos de sua vida.
Detalhes curiosos no texto em que conta sua passagem pela Globo e mostra bastidores do Jornal Nacional e o da hora do almoço. Fala dos apresentadores de São Paulo. Conta os motivos de sua saída da Globo e sua ida pra Jovem Pan.
Gugu 2
Parece que Gugu não está achando o caminho do ibope e nem a dinâmica de seu programa.
Ontem também um quadro que foi tão anunciado ao vivo, uma cesariana, foi encurtada pelo baixo ibope que gerou. As pessoas mais perto de Gugu comentam que ele está um pouco mais depressivo que o comum.
Gugu não é o mesmo que estava no SBT. Gugu da Record parece outra pessoa. Não adianta trocar o diretor se Gugu continuar com tal desempenho.
Celso estava estranho
Ontem parecia que Celso Portiolli estava diferente. Parecia até que imaginava que o resultado contra Ana Hickmann não seria dos melhores.
Celso chegou a atingir um ibope de 4,4 e entregou pra Eliana num número perto disso. Parece que não é só Eliana que tem que repensar seu programa. Celso precisa também achar o motivo de derrubada de seu ibope que vinha bem.
Teve um momento no programa de Celso, na piscina, em que ele perdeu o comando do programa e parecia chateado com alguma coisa. Celso é um menino competente, não pode deixar nada interferir no comando de seu programa.
Ana ganhou dos dois
Neste domingo (09/05), mais uma vez o Tudo é Possível com Ana Hickmann, manteve a vice-liderança isolada. Ela teve 7,3, atingindo até 10 em determinado momento e ficando com 18% de share.
TUDO É POSSÍVEL – 7,3
SBT – 5,9
REDE GLOBO – 12,3
No confronto com o DOMINGO LEGAL, Ana Hickmann levou vantagem:
TUDO É POSSÍVEL – 6,8
DOMINGO LEGAL – 6,2
No confronto com ELIANA, Ana Hickmann também venceu mais uma vez e agora soma 14 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas neste ano de 2010 (de 3 de janeiro a 9 de maio):
TUDO É POSSÍVEL – 7,9
ELIANA – 5,9
Muitos leitores me escreveram pra falar que Ana aparece muito pouco em seu programa, que é recheado de quadros onde ela não aparece. Ora, isto é um detalhe.
A história registra o ibope e o anunciante paga pelo ibope registrado. Cabe ao SBT, e está até demorando, mudar o programa de Eliana. Quer dizer, uma formatação do programa e uma direção mais efetiva.

4 comentários:

  1. Gostei da análise feita através dos numeros do ibope e demais derivações... muito interessante. Até mesmo para alguém como eu que esquece que existe TV em casa! heheh

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da análise feita através dos numeros do ibope ² / nao querendo ser cliche!

    Muito bom, achei diferente esse seu gosto por tv!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir