
A nova febre de redes sociais da internet são as fazendas virtuais. Cuidar de animais, colher frutos e manter a propriedade protegida de invasores têm levado muita gente a passar horas conectada. Não são apenas crianças e jovens que ficam envolvidos pela dinâmica do jogo – tem muito adulto preocupado em ordenhar vaca e colher berinjelas eletrônicas por aí. São quase 10 milhões de usuários do Colheita Feliz no Orkut (a principal rede social no Brasil) e pouco mais de 73 milhões de participantes do FarmVille no Facebook (mais popular em outros países) – uma população total equivalente a da Alemanha. Entretanto, diante da brincadeira, o vício pode se tornar um problema entre os jogadores.
A lógica dos jogos é basicamente a mesma: plantar frutos e criar animais para vender a produção e crescer no jogo – seja em experiência, popularidade ou riqueza. Para isso, a estratégia de cada um é o que conta, nem que seja necessário invadir a propriedade dos amigos para se beneficiar de alguns frutos ou ovos, ajudar a regar as plantações ou empesteá-las. O jogador escolhe se quer ser vilão, mocinho ou as duas coisas.
Para dar início a uma criação de animais ou a um novo plantio, é preciso ir às compras gastando dinheiro virtual. Contudo, os reais também podem ser investidos – ou torrados –, já que alguns bens cibernéticos só podem ser adquiridos com um outro tipo de moeda eletrônica que precisa ser cambiada (R$ 10 equivalem a 100 “moedas verdes” no Colheita Feliz, o mais popular entre os brasileiros). “Não sei até quando vou conseguir ficar sem comprar Moedas Verdes. Quero comprar um cachorro e mais terras” conta a costureira Telma Maciel de Souza, de 47 anos. Ela não resistiu ao ver os sobrinhos jogarem e entrou na onda.
Para o educador Tiago Gomes, especialista em tecnologia educativa, esse tipo de jogo pode trazer benefícios para o desenvolvimento da criança. “É um jogo de administração de recursos. A criança pode aprender a controlar gastos, administrar tempo e dinheiro”, comenta. Entretanto, Gomes também aponta o benefício social do jogo como a principal vantagem. “Nesses jogos você depende do seu grupo social para jogar. Se não tem amigos, não consegue realizar as atividades”, acrescenta. São jogos que se popularizaram a partir do ano 2000, com o aumento das redes sociais e a propagação da banda larga.
Tvdenoticias opina:
esse jogo é otimo não tem má influencia e é bastante divertido você
controla tudo planta colhe resumindo é um jogo saudavel já virei um fã de carteirinha fico todo dia nele sempre dando uma olhadinha na fazenda dos meus amigos pra pegar coisas deles né tipo um nabo,uvas,batatas e etc .Esse jogo é otimo vai ser a nova moda de 2010.COLHEITA FELIZ.

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