quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Bastidores Flávio Ricco (30/12)


Telejornais sensacionalistas se alastraram pelo Brasil

Televisão, sobretudo, é imagem. Acrescentar alguma coisa ao que está sendo mostrado e que hoje as câmeras captam com incrível nitidez, sempre valoriza a informação.
O telespectador gosta e agradece.

Mas nem sempre é o que acontece, principalmente nos telejornais populares. Com raras e honrosas exceções, verifica-se que a esmagadora maioria tenta pintar -através de uma narrativa às vezes desesperada- o quadro com cores ainda mais berrantes.
Muito do que é falado pouco corresponde com a realidade dos fatos. Ou com que é revelado pela própria imagem.
Há sempre uma dose de exagero.

O sinônimo do bom jornalismo sempre foi a verdade. Mas parece que, definitivamente para esses jornais, tão somente a verdade não basta. O algo a mais sempre vem, e vem na forma do pior sensacionalismo, com gritos, repetições de palavras e declarada intenção de plantar o terror.
Há, e isto não conseguem esconder, uma declarada torcida por algo ainda pior.
Um sensacionalismo idiota, do mal, e que lamentavelmente, constata-se, se alastrou pelo país.


Rogério Vaughan, narrador da Espn Brasil
Record no ataque
Tudo está sendo feito pela direção da Record para reforçar o seu departamento de esportes.

Nos últimos dias foi tentada a contratação de Rogério Vaughan, narrador da Espn Brasil. Ele só não foi porque teve a sua situação melhorada e garantiu lugar na cobertura da próxima Copa do Mundo.
O alvo de agora atende pelo nome de Everaldo Marques, outro bom narrador da mesma Espn Brasil.
E, parece que com este, existem boas chances de sair negócio.

Olha a confusão

A São Silvestre, nesta quinta-feira, último dia do ano, tinha o seu início combinado para 16h45, prova feminina, e 5 minutos depois, 16h50, a masculina, sem alterações ao que já aconteceu nos anos anteriores.
Ontem, a surpresa. A Globo para atender uma necessidade de sua programação, antecipou a corrida feminina, 16h20, e a dos homens para 16h37. Segundo se informa, este é o tempo que a emissora necessita para encerrar os trabalhos pontualmente às 17h40 e entrar com o capítulo de “Malhação”.
A Gazeta, que também transmite a prova, foi surpreendida com a decisão e, na última hora, acabou sendo obrigada a também reestruturar todo o seu trabalho.


O ator Dado Dolabella
Provocação
O episódio que envolveu João Gordo e Dado Dolabella ainda não caiu no esquecimento. A maioria lembra do que aconteceu num programa da MTV.

Agora os dois são do elenco da Record e já há quem cogite reunir novamente a dupla numa edição do “Legendários”, que terá o comando de Marcos Mion.
Qualidade
A direção da Globo já tem definido que o “Som Brasil” continuará com o seu espaço na programação do ano que vem.
Lamenta-se apenas que a sua apresentação não aconteça num horário mais compatível.
Sempre nas madrugadas, depois do “Programa do Jô”.
Grupo fechado
Está fechado o grupo de emissoras que vai transmitir a Copa do Brasil no ano que vem. Globo e Bandeirantes na aberta, SporTV e Espn Brasil na fechada.
E nada além disso. Ninguém entra e ninguém sai.

Depois de uma notícia que não tinha nada a ver sobre SBT, houve quem falasse da Rede TV! nos últimos dias.
Também não procede.


Encaixe

A Globo esteve para perder Bruno De Luca para a Record. A partir daí, todas as produções foram acionadas para otimizar o aproveitamento do artista.
Daí a sua escolha para apresentar um quadro semanal no “Vídeo Show”.

Suzana Vieira, a Lara Romero de "Cinquentinha"
Virou moda
“Cinquentinha” foi em frente. Marcou boa presença. Se for desejo da Globo, existem ganchos suficientes para que a história tenha continuidade no futuro.
Aliás, este sempre foi um desejo manifestado pelo autor Aguinaldo Silva.

Mas um detalhe: o cabelo frisado da Marília Gabriela ainda é um dos mais solicitados nos salões de beleza no Rio e São Paulo.
Depois do carnaval
Nada vai mudar na programação do SBT antes de março. Esta, pelo menos, é a ordem de agora.
Inicialmente, cogitava-se promover todas as estreias e uma reformulação quase completa na grade em fevereiro.

Mas porque a Record ainda estará com “A Fazenda” no ar, a sua direção entendeu como mais razoável deixar tudo para o mês seguinte.
Outra coisa
O único caso pendente até aqui era a novela “Uma Rosa com Amor”, primeiro trabalho do autor Tiago Santiago no SBT.
O seu lançamento, inicialmente previsto para fevereiro, também ficou para o mês de março.
Só falta fixar a data de estreia.


A apresentadora Eliana
Pesquisa
O SBT divulgou um dado interessante que apenas confirma a lógica: quase 70% das pessoas que assistem o programa da Eliana são mulheres.
Na verdade, algo absolutamente dentro dos parâmetros normais.

Ela está no ar no mesmo horário do futebol na Globo e Bandeirantes.
Missão nº 1
José Emílio Ambrósio trocou a Rede TV! pela Bandeirantes e colocar ordem no departamento de esporte, ele sabe muito bem, será um dos seus principais desafios.
Tem lá gente que não se entende e que, às vezes, resolve colocar as suas diferenças no ar.

É quase um desafio que ele tem pela frente. E, em ano de Copa do Mundo, o mínimo que se espera é ter um time entrosado, jogando junto.
Luz amarela
Entende-se na direção da Record que, neste final de ano, começo do outro, “A Fazenda” deve passar por cuidados muito especiais.
A partir de janeiro, como se sabe, a Globo já terá no ar o seu “Big Brother”. A concorrência promete ser séria.

Como são produtos absolutamente iguais, um pode perfeitamente esvaziar o outro. E a corda fatalmente vai arrebentar do lado mais fraco.
Sorteio
Amanhã, algumas horas antes de comandar um público de três milhões na Virada da Paulista, Luigi Baricelli terá como missão apresentar o sorteio da Mega-Sena, e que promete pagar ao vencedor um valor em torno dos 100 milhões de reais.
O evento será transmitido “ao vivo” pelas principais redes de TV país, Globo, Record, Band, SBT e Rede TV!, direto da Estação da Luz, na região Central da capital paulista.

o ator Lázaro Ramos
C´est fini
“Ó Paí, Ó” deve ter novos episódios produzidos no ano que vem. O programa se saiu muito bem, tanto na audiência, como na parte comercial. A Globo está feliz com ele.

Muito bom o resultado do último “Show do Tom”, na noite de sábado. Perdeu por um ponto da Globo, com o “Supercine” especial, 14 a 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário